quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os "fast-food" da fé

“Alguns, entre os quais o João Pintor, justificam freqüentar os ‘bíblias’, porque estes – dizia ele – não era como os padres, que para tudo, querem dinheiro” - Lima Barreto, em “Clara dos Anjos”.

Quando o nosso grande escritor Lima Barreto compôs sua obra “
Clara dos Anjos”, em 1922, os protestantes eram chamados pejorativamente de os “bíblias”. Embora o catolicismo não fosse mais religião oficial do Brasil (os republicanos deram um basta na oficialidade desse privilégio religioso), os “bíblias” ainda eram uma minoria irrisória naquele momento. A Igreja Católica exercia forte pressão contra as demais religiões, principalmente contra esses tais “bíblias”, os quais freqüentemente eram coagidos a abandonar sua fé, ao mesmo tempo em que eram acusados de práticas heréticas. Ser um “bíblia” era opor-se ao pensamento religioso dominante. Significava, portanto, estar à margem da verdadeira fé cristã, obviamente a católica apostólica romana.
O fim da hegemonia católica significou a abertura para novas formas de manifestações religiosas. Em 1910, por exemplo, Gunnar Vingren e Daniel Berg, dois missionários suecos, fundaram a Igreja Assembléia de Deus, dando início ao movimento Pentecostal no Brasil. A partir daí os protestantes começaram a ramificar-se em distintas denominações, que arrastaram para si uma boa parcela dos adeptos do catolicismo. Já na década de 70 apareceu por aqui o neopentecostalismo, oriundo, principalmente, das tradicionais igrejas evangélicas. Esse movimento destacou-se pela ênfase dada aos benefícios materiais que poderiam advir da fé, daí ser conhecido também como “movimento da fé”. Seus principais expoentes no Brasil são: Edir Macedo, R. R. Soares, Jorge Tadeu, Valnice Milhomes, Estevam Hernandes, Silas Malafaia, entre outros, a maioria dos quais “inspirados” em líderes religiosos americanos como Benny Hinn, Kenneth Hagin, T. L. Osborn, Fred Price, Hobart Freeman, Charles Capps, Jerry Savelle, John Osteen, Lester Sumrall etc. Em seu livro “Super Crentes”, o teólogo Paulo Romeiro, sintetiza a ideologia desses pregadores da seguinte forma: “Seus líderes apregoam que os humanos possuem a natureza divina, que consultar médicos ou tomar remédios é pouco recomendável para o cristão, que Jesus foi milionário e que a soberania de Deus é limitada pela vontade humana”.
Outra característica, e essa seja talvez a mais realçada entre todas, diz respeito à questão financeira, ao "vil metal". A famigerada Teologia da Prosperidade, que rege o movimento, tornou-se numa eficientíssima ferramenta de enriquecimento por intermédio da exploração da fé alheia. Muitos desses líderes construíram verdadeiros impérios financeiros, como o famoso caso do proprietário da Rede Record de televisão, que já abriu “franquias” de suas “fábricas da fé” por diversas partes do mundo, inclusive na Europa. A chantagem emocional nos cultos, com a qual se oferece o “melhor dos mundos” (bom emprego, saúde, carro do ano, mulheres e maridos fiéis e dedicados etc.) aos que se “comprometem com Deus”, cada vez mais requinta-se, transformando-se numa poderosa arma publicitária para fazer lotar ainda mais os seus templos. A mais recente moda, agora, chama-se “trízimo”: 10% para o pai, 10% para o filho e 10% para o espírito santo. Quanto mais no “fundo do poço” encontra-se uma pessoa, mais suscetível ela se torna aos clamorosos apelos desses gananciosos pregadores. Em seus cultos poucas passagens bíblicas são tão repetidas quanto o “trazei o dízimo”, que aparece no Antigo Testamento da Bíblia. O motivo parece óbvio, afinal, é com os dízimos suados dos “irmãos” que eles ostentam seus luxos e mantêm suas boas vidas. “Mas não obrigamos ninguém a dar o dízimo”, dizem eles em seus melhores papéis de autores. Todavia, se para ter meus problemas financeiros resolvidos ou se para ter a cura para minha enfermidade, eu preciso oferecer o “meu melhor” para Deus, neste caso, a “obrigatoriedade” explicita-se sob a forma de extorsão espiritual”. Ninguém que, freqüentando habitualmente uma dessas igrejas, e que, ouvindo assiduamente acerca dos “maravilhosos benefícios” advindos do ato de dar, há de permanecer inerte a tão exaltados apelos. A consciência fragilizada dessa pessoa fatalmente será adestrada sob fervorosos gritos de glória a Deus e aleluias.
Enquanto isso, o “ungido de Deus” viaja confortavelmente em seu jatinho particular e manda seus abençoados filhos para estudar na terra do Tio Sam, de onde retornarão doutores e, quiçá, prontos para seguir os mesmos e prósperos passos do pai.

É isso!

3 comentários:

  1. Sou evangélico, e fico indignado com a mercantilização da fé. Esses "pastores" estão vendendo o que Deus deu de graça.
    Ótimo texto e ótimo blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  2. 1 - A GLOBO ditadura Vanda lista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores ( OBS. alem destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg ,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert,Pedro Bassan, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fátima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg, Pedro Doria & Leila Sterenberg, Mateus Solano& Paula Braun,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski, Leila Neubarth,Beatriz Thielmann,Gilberto Braga,Wolf Maya, Mauro Halfeld ,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gehringer ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg,Carlos de Lannoy,Roberto Kovalick,Guilherme Weber, Régis Rösing,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga, Gilberto Leifert, Gilberto Dimenstein ,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão , Luis Carlos da Vila e Geraldo Filme chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo.

    ResponderExcluir
  3. 1- A GLOBO BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo. Humilhante absurdo e desumano que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro. Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ

    ResponderExcluir